FAMÍLIA: UM PRESENTE DE DEUS
- IRMÃO IVAN GOUVEIA
- 2 de nov. de 2016
- 4 min de leitura

Vamos ler as Sagradas Escrituras: "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te."(Deuteronômio 6:6-7)
Quando a nação de Israel estava prestes a entrar na terra prometida por Deus, Moisés lembra a todo o povo que o SENHOR lhes havia concedido os mandamentos no monte Sinai, alertando aquele povo que deveria seguir à risca o mandado do Todo Poderoso, pois as bençãos conquistadas pelo povo seria conseqüência da obediência.
Moisés instrui o povo à guardar aquelas palavras no coração e deveriam ser ensinadas de geração para geração, fazendo com que todos obedecessem os mandados de Deus. Os mandamentos foram dados pelo SENHOR como código de conduta para que a nação de Israel através da obediência fosse prospera e vitoriosa, a servidão daquele povo deveria ser somente para com Deus, vimos essa confirmação exaltada pelo próprio Jesus Cristo quando afirma que “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” Marcos 12:30.
É claro que este não é o único mandamento dado por Deus, mas não tenho dúvidas que seja o mais importante, tão importante que foi repetido por Jesus Cristo, se observado como grande mandamento veremos que nenhum outro mandamento poderia ser observado sem que se o povo tivesse o primeiro grande mandamento no coração, e obedecendo-o sem restrições, pois como ser servo de Deus sem amá-lo?
Amar a Deus não pode ser considerado como um fardo a ser carregado, mas sim a maior de todas as bênçãos, pois este mesmo Deus nos concedeu a vida, o ar que respiramos, nossos alimentos e tudo aquilo que possuímos, em troca não nos pede nada, apenas obediência e servidão, não de uma forma dolorosa, mas de uma forma amorosa, sincera e verdadeira.
Deus estabeleceu que o lugar ideal para ensinar seus filhos sobre seu amor, sobre sua soberania e sobre a proteção que nos concede todos os dias, está no berço de nosso lar, na casa, junto à família. Família esta que foi estabelecida pelo próprio SENHOR, quando fez da criação, homem-mulher uma só carne, o principio, a primeira família.
Vemos como grande preocupação do SENHOR a causa do resgate do conceito de família, pois Satanás com toda sua malicia atingiu a família gerada por Deus logo no principio a fim de destruí-la, a Bíblia Sagrada nos revela isso em dois casos, no primeiro a serpente enganou Eva, e no segundo quando Caim possuído de uma ira impiedosa matou seu irmão Abel, sabemos que no primeiro caso Satanás atingiu o principio da obediência e no segundo caso foi a servidão. Satanás conseguiu atingir em cheio a família; manchou e marcou definitivamente a vida familiar, trazendo a intriga, o ódio e a violência. Desde então a família tem sido açoitada por ataques. “Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa.” Miquéias 7:6.
O inimigo de Deus e das nações sempre tentou aniquilar a construção do SENHOR, atualmente a família é atacada por diversas ações implantadas pelos meios que estão a serviço do inimigo, o adultério, a prostituição, a fornicação, a lascívia e outros que atacam diretamente o conceito de família vem sendo tratados como coisas comuns pelos meios de comunicação, levando a esmagadora maioria das pessoas a crerem que isso pode ser normal.
Vê-se várias causas defendendo os animais, as florestas, devemos salvar a mata atlântica, precisamos proteger as tartarugas marinhas, baleias, mico leão dourado etc. Mas não vemos campanhas para proteger, para salvar a família de Deus, que é a minha e a sua família, estão tentando degradar um principio Divino.
Sabemos que vivemos em um mundo que pertence ao inimigo, como é afirmado em 1 João 5.19, no entanto creio que o mundo pode ser do maligno, mas nossas famílias não precisam ser, como crentes no SENHOR devemos liderar nossas famílias, encaminhando-as para o caminho da salvação. Os pais e mães devem responsavelmente liderar e amar seus filhos e dar exemplos positivos, através de um amadurecimento cristão, cuidando das necessidades e disciplinando-os nos caminhos do Deus Todo Poderoso.
Paulo cita em Efésios 6:4 “Criai-os na disciplina e na admoestação do SENHOR” e em 1 Corintios 15:33 temos: “Não vos enganeis, as mas companhias corrompem os bons costumes” e em Salmos 127:3 “Os filhos são heranças do SENHOR.”
Não nos enganemos, o inimigo tenta de qualquer modo destruir a família, mas Deus durante todo o sempre tentou alertar e manter o principio da família como criação e posse do SENHOR, cabe a cada um de nós cuidar de nossas famílias afastando-as das fantasias mundanas que acabariam por levá-las à perdição eterna.
Vamos atentar para aquele mandamento lembrado por Moisés e confirmado por Jesus Cristo para que guardássemos no coração: Vamos ler as Sagradas Escrituras: "E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te."(Deuteronômio 6:6-7)
Moisés disse: “Ouve ó Israel!” Jesus nos inclui ao dizer: “Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem que edificou sua casa (lar, família) sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mateus 7:24-25. Jesus Cristo é o fundamento, o alicerce da família.
Jesus Cristo é o fiel fundamento que temos para salvar nossa família, apenas nos firmando em seus princípios conseguiremos ter paz e força fazer sua obra. Pense bem, não vamos deixar as obras do maligno nos destruir, nãos vamos seguir nos caminhos do erro, vamos sim, seguir nos caminhos da justificação e do acerto. E esse acerto só pode ser oferecido por Jesus Cristo.
Deus abençoe a todos
Irmão Ivan Gouveia





























Comentários