top of page

SEGUE JESUS, E TERÁS UM TESOURO

  • IRMÃO IVAN GOUVEIA
  • 2 de nov. de 2016
  • 5 min de leitura

Em Marcos 10.17-22. Palavra do Senhor nos traz a seguinte mensagem: “E pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Porque me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só, que é Deus. Sabes os mandamentos? Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra teu pai e a tua mãe? Então ele respondeu: Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha juventude. Mas, Jesus fitando-o, o amou, e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no Céu; então vem e segue-me. Ele, porém, contrariado, com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.”

O direito à Salvação Eterna é a maior benção que Jesus nos proporcionou, no entanto para alcançá-la não dependemos apenas de nossos esforços, pois Cristo nos deu gratuitamente (pela graça), cumprindo Ele mesmo em sua própria carne todo sofrimento que seria cabível a cada um de nós, e, por nós mesmos não temos a capacidade de conquistá-la.

A Bíblia relata uma impressionante história a respeito de um jovem rico que procurou ao Senhor Jesus. Em Marcos 10.17-22 vemos como se desenvolve a história do jovem que queria seguir ao Senhor.

O jovem rico citado nesta passagem bíblica além de ter posses, era sincero, honesto, cortês e também tinha uma posição social muito influente na época, era um dos dirigentes da sinagoga, e foi ali que vira Jesus abençoar as criancinhas, segurando os pequenos em seus braços, ensinando e praticando o amor verdadeiro, o amor de Deus, aquele homem ficou extremamente impressionado com a figura de Jesus Cristo, e, em seu coração aqueceu-se uma enorme vontade de segui-lo.

Esse ímpeto fez com que corresse ao encontro do Senhor, jogando-se com sinceridade aos seus pés, e fez humildemente a pergunta que não só ele, mas todo ser humano deve fazer a Jesus Cristo, “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10.17)

Portador de uma vida irrepreensível e de posição social, aquele jovem não se preocupou a respeito do que os outros pensariam ao vê-lo se prostrar diante de Cristo, a única coisa que realmente manifestava seu coração é de poder chamar o Senhor de Bom Mestre.

Podemos ficar impressionados, e até mesmo dizer, aquele rapaz tinha tudo para ser um servo fiel e seguir os caminhos do Senhor, mas infelizmente as coisas não são bem assim, podemos ver isso através da resposta de Jesus e a postura do jovem a partir daí.

Quando Jesus lhe disse: “Se queres herdar a vida guarda os mandamentos”, o jovem lhe respondeu: “Tudo isto tenho guardado desde a minha juventude” Ele estimava muito sua própria justiça, sua moralidade, pois seguia à risca a lei de Moisés. Não acreditava que houvesse sobre si alguma falta, mesmo assim não estava satisfeito com os caminhos que estava seguindo para encontrar Deus, sendo servo da lei.

Conta a Bíblia, que Jesus olhando aquele jovem o amou, quero crer que Jesus o amou não por suas posses e riquezas, como também não por tê-lo chamado de Bom Mestre, acredito que o Senhor encontrou naquela pessoa a possibilidade e potencial maravilhosos para ser um discípulo na divulgação do Evangelho da Salvação, amou-o por ter percebido que desejava ardentemente a vida eterna e queria fazer a vontade de Deus.

Mas naquele rapaz faltava uma coisa, e Jesus com sua divina sabedoria sabia que seria necessário testar o jovem quanto a essa falta, para muitos pode ser apenas um pequeno detalhe, no entanto para o Senhor era de suma importância, “ E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.” Marcos 10:21

Parece pouco, mas não era. Vencer o egoísmo, apenas isso. Gerar um sentimento de desapego ao que é material, deixar o egoísmo de lado, apenas isso. Possuir o verdadeiro amor por Deus em seu coração, permitir que o Deus Todo Poderoso controlasse e conduzisse sua vida, renunciando totalmente seu amor por si mesmo.

Sem total obediência, a moralidade e religiosidade não podem ser verdadeiras, somente com renuncia ao próprio eu, pode-se conquistar uma comunhão com o SENHOR.

Ao experimentar a solidez do jovem rico, Jesus deu-lhe a oportunidade de optar entre tesouros terrestres e os tesouros celestiais. Porém, para seguir ao próprio Cristo e conquistar um tesouro celestial, o rapaz precisaria repudiar o seu próprio eu, resignar-se à obediência e humildemente servir e fazer a vontade de Deus.

Creio que seja isso que Jesus queira nos ensinar com essa passagem, precisamos superar nossos egoísmos e seguir verdadeiramente ao Mestre, seguir tão de perto a ponto de sentirmos que nossa vida está parecendo com a vida do próprio Mestre.

Afinal Mestre é aquele com quem devemos aprender, seguir, nos subordinar, crescer, e imitar. Não há outro mestre para se fazer isso a não ser o Senhor Jesus.

“Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” Marcos 10:22

É difícil saber, se Jesus esperou por uma resposta, mas a decisão que o jovem tomou foi decepcionante, não sei se ele compreendeu o verdadeiro significado das palavras de Jesus, mas, preferiu sua posição social, todas suas posses, desejou os tesouros do céu, mas não quis abrir mão dos tesouros do mundo, e, pesaroso “retirou-se triste, porque era riquíssimo”. Lucas 18.23.

É lamentável, esta triste condição que podemos também detectar na igreja de Laodicéia: “Rico sou e de nada tenho falta.” Apocalipse 3.17

Amou mais as riquezas, do que ao Senhor, que foi quem lhe concedeu todas aquelas riquezas para que tomasse conta, que fosse fiel administrador. Ele falhou.

O modelo de conduta oferecido por Jesus nessa passagem não deve ser considerado que venha apenas para aquele jovem, esse modelo de conduta dever observado por cada um de nós, o fato não foi o rapaz (ou nós) não poder ser rico ou prospero, a verdade que Cristo tenta nos ensinar é a questão da conduta irrepreensível, a abdicação de qualquer que seja o bem ou posses em favor de Jesus, é dar mais amor a Deus do que ao resto do mundo. O amor puro, verdadeiro, incondicional, é isso que devemos oferecer a Deus, nos sujeitarmos integralmente à Sua vontade.

Renunciar a si mesmo, é essa a essência do ensino de Cristo para o jovem. Nós precisamos nos espelhar nessa mensagem, pois mesmo estando na Bíblia, ela é totalmente atual. Deus é amor, e, apenas desse amor precisamos. Jesus diz hoje: “segue-me e terás um tesouro”. Ele deseja que O coloquemos em primeiro lugar na nossa vida e que Sua vontade seja soberana.

Seguir a Jesus é a garantia de nosso tesouro nos céus. Todos aqueles que O seguem de perto, receberão gratuitamente um tesouro que Deus tem para oferecer a todos os Seus filhos: A honra de alcançar portais da eternidade e viver com Jesus para todo o sempre.

Irmão Ivan Gouveia

(Junho / 2013)


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© PLENO DEUS - (SERVO APRENDIZ) - 2016 - IRMÃO IVAN GOUVEIA - CONTATO - 11-98763-0500

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page